15 – Odù de Òsé Mèjí

Obá Odú pertencente a mão esquerda (no jogo de dilogun).
Ancestral deste Odú (Egún) Omo Sere.

Oríkì
1 – Òsé aladasé onibarabaniregun, ifá moloku tiane, sensé moloku adifafun Òsun.
2 – Kulu kuluse Òsé munuku munuku Bàbá akantapo nibate unlo sile
Yama adere eri ere omo aroko omo inlé nibate ataba unsodere adifafun ayarori
godoento unlo sile.
Oni obini Òrúnmìlà ebikan lonlo sire olosile iwa bobo eure ase obini orula esuba tani
ekuba lola
Omode kofa esubi leno afofo iguabo orobo.
3 – Bàbá eyi Òsé Méjì kulu kulusu oyo timbalukuse apose muluku muluku adifafun
akantapo
Timbubo yamaguo acantapo eduneni ire defuguo
Ibaye dewa koide abayé dewa koidé
R: boboye imáwo, ibaye dewa kodidé (repetir 5 vezes)
Esé (Ditados)
1 – A agulha é que leva a linha.
2 – O elefante não se encosta pra dormir, em uma árvore podre.
3 – O mel nunca ficara amargo.
4 – Tudo que se quebra primeiro se dobra.
Observações do Odù – Segredos
Este é um odú masculino, filho de atié e athie.
Seu nome em yorubá (Òsé), evoca a idéia de quebrar, partir, separar violentamente.
O signo possui na verdade o poder de dobrar o objetivo antes de parti-lo em dois, por este motivo está representando esotéricamente por uma lua crescente com as pontas viradas para baixo.
Comanda tudo o que é quebradiço, quebrado, decomposto, mal cheiroso, putrefato.
Como a comida estragada e tudo o que se encontra em processo de decomposição.
Representa a metade do mundo correspondente ao oriente.
As articulações e juntas são provenientes dele e diversas doenças como os abcessos e a varíola são de sua regência.
Os nagô também o chamam para melhor eufonia, de oji Òsé.
Òsé Méjì teria cometido incesto com sua mãe e por este motivo foi expulso para outra terra.
Para os fon (jêje), Òsé Méjì é a própria representação de sakpata, a varíola e está ligado de forma muito intima às kenesi.
Aqui nasceu o habito de grelhar os alimentos.
Nasceram as árvores, as presas dos elefantes e a galinha d`angola.
Este odú está em guerra constante com seu irmão Ìrètè Méjì, por este motivo sempre que surgem juntos, seja qual for a posição que ocupem na figura formada o nome do omo odú resultante deste encontro não deve ser pronunciado dado a enorme carga de negatividade da qual é portador. Em seus sacrifícios exige sempre 16 unidades de cada
coisa a ser ofertada.
Ao contrário do que se afirma, os filhos deste odú não tem cargo sacerdotal dentro do culto dos Òrìsà.
Òsé Méjì exige que seus filhos cuidem dos Òrisà, mas somente dos seus Òrìsà.
Prenuncia perdas de todos os tipos e em todos os setores da vida.
Apesar de ser portador de muita negatividade pode trazer riqueza e longevidade.
Proíbe aos seus filhos comerem qualquer tipo de alimento grelhado ou tostado, carne de perdiz, galinha d`angola, galo e obí de mais de dois gomos, somente podem comer o obí de dois gomos que não pode ser aberto com as mãos nem serve para os procedimentos ritualísticos.
Não podem tocar em madeira apodrecida, não podem carregar feixes de lenha sobre a cabeça nem usar roupas de três cores ou mais.
Tem que ter muito cuidado para não sofrerem acidentes dentro de suas próprias casas.
A discrição é a sua grande arma. Aqui nasceram também os ovos, o firmamento e a prata. As folhas destes odù são o afoman e as folhas do inhame.
Foi neste caminho que se jogou pela primeira vez o Òpèlè sobre a esteira, ensina que quem se consulta com o Òpèlè deve pagar por isto.
Este odù criou os unguentos e os perfumes.
Seus companheiros constantes são o pranto, a tristeza, o sangue e o trabalho, por isto sempre fala sobre eles.
Os filhos deste odù não são compreendidos pelas demais pessoas, só eles sabem aquilo que realmente querem.
Devem cuidar muito bem do seu sangue, pois tem uma tendência muito natural de adquirirem enfermidades no mesmo.
São espiritualizados e excelentes adivinhos, possuem um Egún que lhe fala o que precisam saber, mas sua maior força está em Òrúnmìlà e Òsun.
São curiosos e gostam de se meter onde não é de sua conta, por este motivo são
propensos a terem problemas com a justiça, ocasionando sofrimento para eles mesmos, já com outros podem ser adivinhos de nascimento, seus olhos conseguem ver muito
além dos outros. Aqui nasceu a cleptomania.
São desconfiados e dificilmente alguém consegue enganá-los.
Normalmente sofrem do coração, do sangue, das pernas, do estômago e sendo mulher costuma ter dores da barriga.
Aqui nasceram os ossários, por isto este odù preside as exumações.
As mulheres deste odù possuem uma dotação especial para a adivinhação através das cartas.
Quando era pequenino, Òsé Mèjí foi abandonado nas margens de um rio e ficou ali por muito tempo andando de um lado para o outro até encontrar alguém que lhe desse abrigo.
As pessoas deste signo são repudiadas pela própria família que não lhe tem a mínima consideração nem o menor reconhecimento.
Podem ser traídas pelos melhores amigos.
São filhos de Òsun ou Obalúàiyé.
Foi neste odù que se jogou búzios pela primeira vez.
Assinala feitiçaria, amarrações, briga em família e separação de irmãos.
Se for homem tem que fazer ifá, se for mulher tem que fazer o santo.
Os homens têm que tratar muito bem as mulheres e ter muito cuidado com o que lhes dizem para não serem mal interpretados.
Devem ouvir e seguir os conselhos de suas mulheres e jamais forçá-las a fazer sexo.
As mulheres não podem viver cortando os cabelos.
Proíbe seus filhos de colocar cabaça para Oya.
Assinala estado de loucura transitória.
A pessoa tem a proteção de Sàngó e deve usar roupas vermelhas.
Não pode fazer promessas a Obalúayé.
A mulher não consegue manter nenhum homem em sua companhia porque eles não conseguem compreendê-la.
Vive apaixonada por si mesma e só será feliz na companhia de um Bàbálàwo.
Disse ifá, que a pessoa é perseguida por Òsun.
Seu inimigo come na sua casa e pode ser traído pela pessoa em quem mais confia.
Dê um colar e uma pulseira para sua mulher.
Compre cinco perfumes diferentes, deixe-os diante de Òsun e use-os alternadamente somente nos lenços.
Tem a proteção de Olófin e de Odùduà.
Existe rancor relacionado a um problema que já acabou. Mande rezar missa para um parente que já está morto e trate de despachar um Egún obscuro que a acompanha.
Existe alguém tentando fazer-lhe mal.
A pessoa não gosta de perder mas o odù ensina que as vezes perdendo se sai ganhando.
Uma mulher grávida que mora ou visita a casa da pessoa precisa fazer ebo para não ter problemas na hora do parto. Deve cultuar Elegbára e se não tem deve tratar de assentá-la.
Òrìsà que falam neste Odù
Os Òrìsà que falam neste Odù são: Òbàtàlá, Odùduà, Òrúnmìlà, Òsun, Yemoja, Oba, Yewá, Èrinlè, Sàpàtá, Èsù e Egún.
Ervas deste Odù – Para Omieró (Banhos para proteção da pessoa e iniciação e montagem de Igbá).
As ervas de Òsé Méjì são: Oripepe, pimenta de guiné, onze horas, flor de água, Ojúoro, algodoeiro, dendezeiro, limo, folha de laranja lima, folha de laranja, flor de seda, alface, erva menina, erva de santa maria, folha de girasol, anis, alfavaquinha roxa.
Ìtòn – Tradução dos versos de Ifá
Disse Ifá que a pessoa que está se consultando teve muita sorte, porém está perdendo o que já possue, mas deve dar comida ou assentar Òsun porque ela pode estar com fome ou
estar descontente com essa pessoa. Disse Òsun que os melhores conselhos são as penúrias da vida, pois sua sorte como a sua desgraça está em sua língua.
Disse Ifá que está pessoa é muito volúvel, pois hora está dando risada e outra hora está chorando.
Esta pessoa já fez vários ebo e não deram resultado e ela está pensando que foi enganada e não é isso que está acontecendo, deverá encontrar o sacerdote certo para resolver seus problemas. Pois tudo que lhe aconteceu estava em seu destino.
Disse Òsun que ela vai resolver os seus problemas mais devem lhe oferecer um abuko para que ela coma junto com Ògún, pois você está desejando algo que poderá conseguir somente através de Òsun e Ògún.
Disse Ifá que deverá limpar a casa com água de bica, 5 claras de ovo e mel de abelhas e depois defumá-la.
Disse Òsun que essa pessoa é muito namoradeira e já adquiriu uma doença venérea e caso não se cuide poderá adquirir uma doença no sangue.
Disse Ifá que deve atender seus ancestrais, existe um Ègùn que lhe dá vidência através das cartas. Nem o homem ou a mulher devem permitir que se faça aborto, pois na barriga desse a mulher ou através do esperma do homem, a sua família pode voltar a renascer, caso pensem em fazer o aborto, Òbàtàlá poderá lhes castigar.
Disse Ifá que essa criança lhe trará felicidades. A pessoa filha deste Odù é propensa a criar pus em seu corpo.
Disse Ifá que esta pessoa revela facilmente seus segredos e os seus inimigos têm o domínio. Tenha cuidado em festas que tem comida e bebida para que não lhe façam um feitiço.
Deverá prestar muita atenção em seus sonhos, jogue os números que por ventura sonhar em jogos de azar, pois poderão lhe trazer sorte.
Não deve sentir inveja de modo algum das demais pessoas, nem pelas pessoas de sua própria família, pois se escutar os conselhos de Òsun, receberá tudo aquilo que merecer.
Você deverá usar sempre uma fita amarela ou uma roupa amarela para ser reconhecida por Òsun. Não poderá comer as comidas que são ewo (kizilas), que são ovo, abóbora, sangue de nenhum animal e alimentos já passados, pois poderão lhe dar cólicas muito fortes. Não deverá comer miúdos para que não fique com câimbras. Deve usar uma pedra de topázio para lhe trazer sorte assim como utilizar metais puros como ouro e prata, nunca folheados. Você deverá assentar um Egún que vem nos caminhos ciganos.
Segundo o Orí Ato desta pessoa pode ser que seja Èrinlé ou Lògun Ède, isto será detectado através de Ifá pelo sacerdote.
Disse Ifá que você tem um segredo que deverá continuar guardando para que não o descubram. Deverá ter cuidado para que não lhe acusem de ter roubado algo.
A pessoa deste Odù gosta de receber presentes, então deverá presentear seus entes queridos da mesma forma como também não deverá esquecer Òsun ou o òrìsà fêmea que também fala neste Odù e presenteá-las com panos e flores.
Disse Ifá que se o Odù estiver negativo, consulente se for homem poderá ter problemas de impotência e se for mulher poderá ter problemas com frigidez. Ifá recomenda que o Bàbálòrìsà monte um patuá para esta pessoa no cabo de um obe e que o mesmo fique pendurado atrás da porta ou enterrado na entrada da casa, o obe deverá ser enrolado em linha amarela e vermelha.
Se a pessoa for iniciada em òrìsà e vier esse Odù em Èsù só pode ser ekedi ou jibonan se for mulher, porém para ter um cargo maior dentro do ase terá que ser iniciada em Ifá para chegar a ser Ìyálàse ou uma Apetebì. Caso seja um homem iniciado em òrìsà, poderá ser um Àlápinì ou deve se iniciar em Ifá para ser um sacerdote, pois a pessoa que tem o Odù
de Òsé Mèjí em Èsù não pode jogar búzios para o mundo. Essa pessoa se iniciando em Ifá receberá um outro Odù e desta forma poderá consultar através do Òpèlè.
Apatakí
1 – Òrúnmìlà não cuidava dos òrìsà, andava de um lugar para outro, Èsù que era lutador de capoeira lhe convidou para fazer apresentações em uma praça e assim os dois
ganhariam dinheiro para que dividissem entre eles. Ficaram muito bons na arte da luta.
Em certa ocasião chegaram a um povoado para fazer sua apresentação e Èsù foi desafiado pelo príncipe daquele lugar, Èsù aceitou o desafio e lutou com o príncipe e lhe derrotou, porém, como o príncipe havia comido muito milho suas tripas enrolaram durante a luta e se pôs a gritar de dor, Èsù lhe aconselhou a fazer um jogo de Ifá com seu amigo Òrúnmìlà, o mesmo lhe disse que o príncipe deveria fazer uma oferenda com comida para todos os òrìsà, pois dessa forma seus problemas iriam terminar e estaria curado, caso contrário, sua morte seria iminente.
Desta forma Òrúnmìlà pôde cumprir com os òrìsà que durante muito tempo não cuidava e assim abriu seus caminhos.
2 – Havia um rico que possuía muitas terras e precisando de mão de obra comprou um escravo sem saber que este escravo se tratava de um Bàbálàwó. Passados alguns dias o senhor foi verificar como estavam suas plantações, sua surpresa foi grande, quando chegou e encontrou seu escravo embaixo de uma árvore sentado em uma esteira brincando com algumas nozes sem perguntar o que ele fazia e com raiva lhe bateu dizendo que como havendo tanto trabalho a fazer ele perdia seu tempo brincando com aquelas sementes. Então o escravo lhe respondeu: “Meu senhor, isso não é um jogo, são os Ikin de Ifá e através deles é visto que você tem três mulheres grávidas, das quais duas irão dar a luz a meninas e uma irá dar a luz a um menino que será o seu herdeiro, porém se não fizer ebo as três irão falecer no parto”.
O patrão ficou abismado, pois o escravo não sabia nada de sua vida e lhe levou para seu palácio, onde fez os ebo para as suas esposas e estas deram a luz a seus filhos sem problema algum. Dessa forma o deixaram como adivinho no palácio mudando sua sorte e consequentemente sua felicidade. Aqui nasceu o ditado (Eses deste Odù), onde se fala que na vida deve-se perder primeiro para depois ganhar e assim cantou o novo Orìn.
Kulu kuluse Òsé muluku muluku lodifafun kantaponibati unlo sile
Jama odere orunre omo roko eran nibati ataba awo lode lodafun
Ajo jigodo buton losile jalorde obini Òrúnmìlà Èsùba tani Èsùba
Lola ire owo ire omo ire ariku babawa.
Ebó do Odù de Òsé Méjì
2 peixes frescos
5 metros de morin amarelo
5 garrafas de mel de abelhas
1 Etu
5 Idé
1 eku
1 peixe defumado
5 èkodìdé
Perguntar qual òrìsà irá receber o ebo e onde deverá ser entregue.
Ebó do Odù de Òsé Méjì
5 lenços
5 olelé
5 garrafas de mel de abelhas
5 cocos
2 galinhas amarelas
Morin amarelo
Areia de rio ou de praia (deve-se perguntar)
1 pombo branco
Água de rio
1 arapuca pequena
Perguntar qual òrìsà irá receber o ebo e onde deverá ser entregue.
Ebó do Odù de Òsé Méjì
2 galinhas amarelas
5 bolas de farinha de milho torrada com mel de abelhas ou melado de cana (caso seja
Òsóòsì ou Yemoja)
5 olelé
Perguntar qual òrìsà irá receber o ebo e onde deverá ser entregue.
Como assentar o Èsù de Òsé Méjì
Èsù Ajatorinijo
É montado com um ota de Òsun com o consentimento dela. Este Èsù foi quem ensinou à Òsanyìn os caminhos dentro das matas.
Laterita
1 coco
5 agulhas
5 obí
5 orogbo
3 qualidades de peixe de rio
Lama de rio
Areia de rio
As folhas kinadas do Odù
1 ori eku
1 ori etu
5 pitú (camarão de rio)
5 moedas de diferentes metais
Olhos e orelhas confeccionados com semente de ikin e búzios
1 èkodìdé
1 obe
5 ide de bronze pequenos
Mistura-se tudo dentro de uma panela de barro, modela-se o vulto do Èsù, coloca-se formando os olhos sementes de Ikin e a boca e ouvidos búzios.
Èsù Alaroie Kio
Laterita
Areia de rio
Osun
Waji
Efun
Yerosun
1 obí
2 orogbo
Argila
1 ferradura
Areia de praia
5 moedas de bronze
Terra de rodamoinho
5 Atare
5 pedaços de coco
1 alguidar nº 3
Pó de ouro
Pó de prata
Terra de formigueiro
Sementes de ase do òrìsà Òsun
Lelecun
Bejerecun
Folhas do Odù
1 èkodìdé
1 carranca feita com pau de canela ou laranjeira
Mistura-se tudo, modela-se no alguidar abaixo da carranca, deve-se acrescentar o odù de
Òsé Mèjí rezado com yerosun no Òpon Ifá.
Ebó do Egún de Òsé Méjì
Omo Sere
Areia do rio
5 cocos verdes
5 akasás
5 ovos
5 velas
moedas
5 moringuinhas
5 orobôs
1 pedaço de gengibre
1 pedaço de rapadura
vinho moscatel
Procedimento: Fazer um quadrado com a areia, arriar os cocos abertos da casca, arriar tudo fazendo uma espécie de mesa, fazer uma mistura do gengibre ralado, rapadura
ralada e vinho em uma vasilha à parte, encher as moringuinhas, em cada uma colocar um orobô fazendo um pedido. Arriar isto no pé de uma jaqueira bem frondosa.