terça-feira, julho 2, 2024
spot_img

O Crânio na Kimbanda

image_pdfimage_print

Muitas pessoas não entendem o significado do crânio para Kimbanda, mas podemos afirmar que práticas e simbologias envolvendo crânios não é um costume apenas da Kimbanda, confira.

O crânio é o símbolo da sabedoria e do conhecimento guardado.

Nos mistérios internos o crânio é o símbolo da natureza interna despojada de sua origem através do processo de iniciação nos grandes mistérios do ocultismo. Ele também é um símbolo de morte, seja a morte da carne ou a morte do ego de si mesmo. Esta é uma razão na qual o crânio parece nas cerimônias de iniciações nas antigas religiões.

Em nossa dimensão ele é um lembrete de que uma antiga personalidade estava morrendo para uma nova consciência. O crânio particularmente com os ossos cruzados, também é um símbolo do Deus em antigas religiões pagãs.

Ponto riscado do Exu Caveira.

Os ossos cruzados a baixo do crânio são símbolos para algumas culturas, do Deus Sacrificado, é um sinal da ressurreição e da morte. Na Bruxaria, o crânio algumas vezes é mostrado colocado na frente de um caldeirão. Nesta posição ele simboliza o renascimento através dos poderes da transformação associada com o caldeirão. Na Bruxaria Italiana o crânio também representa a culminação do conhecimento ancestral, na Kimbanda o crânio com os ossos cruzados representa a falange dos caveiras, os Exus que habitam nos cemitérios.

O significado de conhecimento interno envolvendo o crânio é tão forte que em muitas histórias de culturas dos povos antigos, quando acontecia a vitória sobre os inimigos, eles arrancavam suas cabeças e separavam do corpo para impedir o acesso daquele indíviduo ao seu conhecimento adquirido para o pós-vida.

Créditos finais

Imagem utilizada na matéria: SANTOS, Gilton. Exu Senhores da Magia. Tríade, 1996.

SUGESTÕES DE LEITURA

Exu das Sete Cruzes

Exu do Lixo

+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES