terça-feira, julho 2, 2024
spot_img
InícioPombas GirasMaria MulamboPomba Gira Maria Mulambo

Pomba Gira Maria Mulambo

image_pdfimage_print

Esta entidade possui uma ligação forte com os gatos e não é atoa que muitos filhos desta entidade gostam de gatos ou vivem cercados por eles. Costuma atender bem a todos que procuram sua ajuda nos terreiros onde trabalha, principalmente os mais pobres. É sempre muito requisitada para qualquer tipo de serviço, e é muito alegre, divertida, poderosa e pronta a atender a qualquer tipo de pedido. Muito gentil, quando chega nos terreiros é a Pomba Gira preferida de muitos jovens. Maria Mulambo possui um poder imenso para Bruxaria, é uma das Pombas Giras que gosta muito de crianças, ela mesma diz que “onde se tem muitas crianças, se tem Mulambo”, talvez isto seja pelo fato de suas histórias contarem que ela se dedicou muito aos pobres e as crianças.

Mulambo ou Molambo é um termo de origem angolana, utilizado atualmente como um sinônimo de “farrapo” ou “maltrapilho”. Muitos ficam na dúvida de qual vogal utilizar se é Mulambo ou Molambo, embora ambas estejam certas, a palavra Mulambo tem origem africana, enquanto Molambo é uma adaptação para o português brasileiro.

O termo mulambo surgiu inicialmente com os escravos africanos, na época da escravatura no Brasil, e depois começou a ser usado como uma expressão popular, com um sentido pejorativo, para designar uma pessoa suja, mal arrumada, descuidada com sua aparência ou que tem péssimo aspecto físico, vestindo-se mal. Etimologicamente, a palavra “mulambo” se originou a partir do idioma quimbundo –
uma das línguas de origem bantu mais faladas em Angola. Este termo foi adotado durante a época da escravatura, quando os angolanos que vieram para o Brasil eram chamados de mulambos (molambos) pelos Senhores de Engenho, os patrões das fazendas.

Naquela época, os escravos que usavam roupas sujas, velhas e maltrapilhas eram chamados de mulambos (molambos). Mesmo após o fim da escravidão, a palavra de raiz africana se manteve para designar os indivíduos que andavam mal arrumados. Atualmente, molambo é utilizado em um sentido pejorativo, sendo aquele indivíduo que usa peças de roupa rasgadas, não faz a higiene diária, não toma banho, cheira mal e etc. Na linguagem popular, essa pessoa é conhecida por molambenta.

Porém, quando se trata da entidade Mulambo não usamos no sentido sentido de insulto, como mau vestida ou que não possui beleza, mas sim, um espírito que recebeu este nome por conta do sistema escravista brasileiro da época.

Esta Pomba Gira é muito guerreira, feiticeira, ligada as demandas de feitiços e defesas.

Pelo decorrer da história

Assim como Maria Padilha, esta Pomba Gira é muito antiga e possui uma energia muito poderosa, possuindo ligação direta com Exú Lúcifer. As magias feitas na natureza a esta Pomba Gira, na maioria das vezes são no lixo, locais de ruínas e encruzilhadas. Sua aparição costuma ser de uma mulher negra, muito bem vestida e perfumada. Trabalha especialmente com guerras espirituais e suas flores preferidas são as amarelas, esta Pomba Gira costuma beber cachaça.

Apresenta-se sempre muito bela, feminina, amável, deslumbrante e sedutora. O luxo, o brilho e o destaque sempre lhe atraem. Conta-se, em sua história, que foi uma mulher nascida em berço de ouro, sempre cercada de luxo. Aos 15 anos, foi pedida em casamento pelo rei para o seu filho de 40 anos. Foi um casamento sem amor, apenas para que as famílias se unissem e a fortuna aumentasse. Ela deveria engravidar e dar um herdeiro ao reino, mas os anos se passavam e Maria Mulambo não conseguia engravidar. Por outro lado, era uma mulher que sempre praticava a caridade, indo sempre aos povoados mais pobres do reino ajudar aos doentes e necessitados. Pomba Gira protetores dos mais pobres e necessitados, uma entidade que pode ser invocada quando é injustiçado e não querem lhe pagar o que devem, olha pelas mulheres grávidas e pode ajudar no engravidamento.

🎵 PONTO CANTADO DE MARIA MULAMBO 🎵

🎶 Mulambo, rainha divina,
A deusa encantada.
Ela tem no seu gongá a segurança; 🎶
A sua estrada é marcada.
Caminhou num tapete de flores
🎶 E nem sequer se importou.
Ela deixou os seus súditos chorando
E foi viver no mundo da perdição.
Ela é rainha! Ela é mulher! 🎶
Ela é rainha! Ela é mulher!
Pedacinho de Mulambo
🎶 Para quem tem fé.
Ela é rainha! Ela é mulher!
Ela é rainha! Ela é mulher! 🎶
Pedacinho de Mulambo
🎶 Para quem tem fé.

🎵 PONTO DE CHAMADA 🎵

Molambo estava sentada lá no lixo, quando o Exú lhe chamou (×2)
Levanta gira levanta, que a sua hora chegou (×2)

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES