O Carnaval tem uma alta regência na cultura afro-brasileira dos Exus e Pombagiras. Regido pelo elemento fogo, desperta paixões, prazeres e expõe emoções mais quentes para fora, o que também deixa as pessoas mais agitadas. Porém, após o Carnaval, a sexta-feira (20/02) será regida pela influência dos Pretos-Velhos; sua energia trará harmonia para os seres encarnados.
A dica para a sexta-feira é que acenda um palo santo, podendo ser em formato de incenso.
Acenda uma vela branca com um copo virgem contendo água potável.
E recite orações e preces voltadas aos Pretos Velhos e às Santas Almas Benditas de Luz.
Sugestões de orações
• Saudação
“Pretos Velhos, mestres da humildade, abençoem minha casa, minha família e meus dias. Derramem sabedoria sobre minha mente inquieta e coloquem paz onde mora a aflição. Com vocês, aprendo a ser forte com doçura. Adorei as Almas!”
• Proteção e Harmonia
“Amados Pretos Velhos, senhores da sabedoria, humildade e paz, que com seus cachimbos e rezas nos confortam e, com sua palavra mansa, aliviam nossas dores. Peço a vós que me protejam dos caminhos tortuosos, que afastem de mim todo mal e negatividade. Que eu tenha sempre a paciência que ensinais e a força para lutar e vencer com sabedoria. Salve os Pretos Velhos! Adorei as Almas, Saravá!”
• Pedidos de auxílios espirituais
“Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição. A vós recorremos, espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela humildade e bem-aventurados pelo amor que irradiam. Socorrei-me, pois encontro-me em aflição. Concedam-me, meus bondosos Pretos-Velhos, a graça de [faça seu pedido], através da vossa intercessão. Dai-me um pouco de vossa humildade, de vosso amor e de vossa pureza de pensamentos. Adorei as Almas.”




