terça-feira, julho 2, 2024
spot_img
InícioKimbandaConhecer é poder!Todos tem Exús? Posso ter quantos? E se eu não tiver?

Todos tem Exús? Posso ter quantos? E se eu não tiver?

image_pdfimage_print

Estas são dúvidas recorrentes em quem começa a conhecer a Kimbanda: será que tenho Exú? Quantos são? Posso assentá-los?… São tantas perguntas que surgem desta mesma temática e nesta matéria tentarei te ajudar a entender de uma forma bastante simples como funciona.

Se eu tiver um Exu, significa que irei incorporar ou devo assentá-lo?

Há um jeito bem fácil de explicar e que eu acredito ser melhor para compreensão de todos, podemos classificar os Exus e Pombas Giras em dois tipos: naturais e de trabalhos.

Exú natural é aquele que se mantêm na natureza, no astral e inclusive possa fazer parte da ancestralidade de alguém, mas isto não significa que necessitará de culto ou irá querer trabalhar com aquela pessoa. Exú natural é a própria entidade que pode reger, mas não é para trabalhar com aquele indivíduo.

Exu de trabalho é aquele que embora o indivíduo saiba que tenha ele, há uma grande diferença, pois é uma entidade que deseja ser cultuado, talvez até mesmo incorpore naquela pessoa.

Se eu não tiver um Exú na minha ancestralidade, dá para assentá-lo mesmo assim?

Podemos definir cada um dos Exus como espíritos ancestrais que habitam na natureza e no plano espiritual, mas isto não significa que todas pessoas tem a mesma ancestralidade que envolverá estas entidades, principalmente quando se trata de pessoas que não moram no Brasil e no histórico familiar nunca houve uma ligação ou linhagem. Segundo o Mestre Alberto Junior de Kimbanda Nagô, toda pessoa mesmo não tendo um ancestral neste caminho, através de rituais poderá passar a ficar sob tutela de um Exú, caso algum queira. Alberto afirma que sempre vem um Exú ou uma Pomba Gira que pode acabar nascendo e apadrinhando esta pessoa que até então não tinha ancestrais neste caminho. Mas para que isto aconteça é necessário que alguém aceite assumir esta pessoa, além de necessitar ser aceita no culto. Mas é comum que sempre alguém do astral acaba respondendo.

Quantos Exus posso ter?

De acordo com os conceitos cabalísticos as pessoas podem ter até sete (7 ) Exus, o mais comum de acontecer é que possa ser que tenha um casal (Exu e Pomba Gira) formando dois (2), ou até mesmo mais um, totalizando três (3). Mesmo que um indivíduo tenha sete Exus, não irá incorporar todos, apenas três (no máximo), podendo haver hipóteses de uma entidade abrir passagem para uma outra vir, em alguns casos, mas quando não envolve incorporação, o praticante poderá trabalhar com eles no astral com mais de sete sem problemas.

E quem individualmente costuma ter este máximo de Exus e Pombas Giras?

Ter um número superior a três entidades deste culto, é algo mais voltado ao sacerdócio. Um mestre de Kimbanda costuma ter várias entidades para que possam trabalhar em prol das pessoas, do terreiro e principalmente fiquem voltados a tais setores ou responsabilidade pela realização de tais trabalhos espirituais.

SUGESTÕES DE LEITURA

Exu das Sete Cruzes

Exu do Lixo

+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES