terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
InícioCulturas & ReligiõesCultura IorubáA importância dos sonhos na Religião Yorùbá

A importância dos sonhos na Religião Yorùbá

image_pdfimage_print

Os sonhos sempre foram extremamente importantes para diversas culturas no mundo, alguns são cercados de significados místicos e poderosos que nos ajudam a compreender o momento atual que passamos ou coisas do passado que podem acabar inteferindo no nosso presente, alguns outros trazem alertas sobre o futuro.

• Awo Ifá Leké – Eduardo Henrique Costa

São muitos que não conseguem separar o que é apenas criado pela nossa imaginação e o que é realmente uma comunicação espiritual, para isto se torna extremamente necessário consultar algum oráculo para confirmação. Um belo exemplo disto que podemos trazer é uma lenda africana muito conhecida no Brasil, que conta a história de Oxotokanxoxô (caçador de uma flecha só) e que tem origem na Religião Tradicional Yorùbá.

MITOLOGIA YORÙBÁ E OS SONHOS

Existem muitas versões sobre as lendas de Ọ̀ṣọ́ọ̀sì dependendo da família que conta, mas o que aprendi é que Oxotokanxoxô somente conseguiu vencer o pássaro do medo enviado pelas feiticeiras graças a sua mãe, pois ela havia tido um sonho estranho e estava com um mal presentimento, sentindo um aperto no peito e ela busca imediatamente um bàbáláwo que ao consultar Ifá, descobre que seu filho estava a um passo da morte ou à um passo da riqueza, de imediato fazem ebó para proteção de Oxotokanxoxô.
Olofin que era um rei africano da terra de Ifé, estava em desespero que nenhum dos caçadores conseguiam derrotar o pássaro enviado pelas feiticeiras, havia tentado caçador Oxotogun (caçador de vinte flechas), Oxotogí (caçador de quarenta flechas), Oxotadotá (caçador de cinquentas flechas), nenhum dos caçadodores conseguiam acertar nenhuma das flechas no pássaro, pois ele tinha um encantamento muito forte e estava sendo manipulado pelas Ìyámi Oxorongá que haviam lançado uma maldição na terra de Ifé. Apenas Oxotokanxoxô, com uma única flecha foi capaz de derrotar, graças a uma magia de Ifá que permitiu que o coração do pássaro se abrisse para o caçador e neutralizou a maldição, fazendo eles conseguirem finalmente fazer sua festa do inhame, como o caçador de uma única flecha venceu o pássaro, recebeu metade das riquezas do rei. Por isto é extremamente fundamental a observação da intuição e dos sonhos, porque se sua mãe não tivesse dado a importância, Ọ̀ṣọ́ọ̀sì não se tornaria famoso pelo mundo e apenas conheceria a morte.

Para tradição de Ifá, um adivinho sempre deve levar em consideração os sonhos que seu consulente conta durante uma consulta, pois pode estar atribuído a uma mensagem vinda do astral, mesmo que o sacerdote tenha conhecimento do que pode ser, a tradição ensina que a última palavra é sempre de Ọ̀rúnmìlà-Ifá, pois um mesmo sonho pode ter vários significados e precisa ser apurado se trata de algo negativo ou positivo. Na Terra Yorùbá existem animais que são pertencentes a cada um dos Òrìṣà e sonhar com eles após o ebó, pode indicar sinal de boa sorte.

ALGUNS SONHOS QUE PODEM INDICAR PERIGOS

• Sonhar que estava comendo comida
É um tipo de sinal que indica que imediatamente deverá procurar o oráculo, pois pode trazer o significado de envenenamento ou perca de energias. Comer comida durante o sonho é bastante perigoso, o ideal é que tente evitar comê-la, porque pode ser um envenenamento na alma. Em tipos de caso em que a pessoa sente fome e começa a comer comida, pode indicar a falta de alimento para alma, a necessidade de ebó para repor energias perdidas.

• Sonhar com cobras
Sempre pode esta associado a uma situação de perigo ou traição. Quando a cobra nos persegue no sonho, devemos tomar cuidado pois corremos perigo, quando somos picados, pode trazer o significado de envenenamento, de magia ou até mesmo de uma traição que já está acontecendo. No sonho se alguém ou você conseguir vencer a cobra, significa que não é tão forte o inimigo, mas que deve manter a cautela e a observação.

• Sonhar com teia de aranha
A aranha é uma espécie de inseto que nunca ataca de imediato, ela busca neutralizar ou manipular a vítima por completo antes de agir. Sonhar com teia de aranha pode indicar que se encontra sendo alvo de magias ou vem passando por algum tipo de manipulação. Para relacionamentos amorosos é sinal de alguém controlando você.

• Sonhar com dentes
De todos os sonhos que alguém pode ter, este é um dos piores em que sempre precisa ter máxima atenção. Os dentes são ligados ao ciclo da vida e em sonhos ele diz muito sobre o tempo de vida terrena e saúde sua ou de alguém que conheça.
Sonhar que estava tendo dor de dente ou dente sangrando, é ligado a enfermidades, indica que alguém terá sérios problemas de saúde. Quando sonhamos com dente caindo é sinal de morte ou de um final de um ciclo. Caso o sonho se trate sobre você cuidando de seus dentes e eles bem saudáveis, indica cura de doenças e longevidade.

• Sonhar com lesmas
Para quem quer prosperar este tipo de sonho é péssimo, pois indica percas, resultados ou respostas que não chegam. Sonhar com lesmas pode trazer o significado de percas de energias ou que você se encontra com a sua espiritualidade em desarmonia e poderá adoecer, também pode trazer a mensagem de obsessões espirituais.

O TEMPO PARA ACONTECIMENTO

Existe sonhos que em específico são alertas sobre algo que poderá ocorrer, mas para saber a precisão se poderá ser rápido ou não, é viável verificar consultando um especialista. Mas existe um sinal que pode indicar que ocorrerá o mais rápido possível, quando sonhamos frequentemente recebendo a mesma mensagem. Ter o mesmo sonho com frequência também pode significar que você não entendeu o que deveria entender ou não recebeu a mensagem por completo, mas caso já tenha compreendido indica que poderá acontecer rapidamente.

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES