quinta-feira, fevereiro 29, 2024
spot_img
InícioLiteraturaA Verdade saindo do poço

A Verdade saindo do poço

image_pdfimage_print
A Verdade saindo do poço.
La Vérité sortant du puits.

O quadro foi realizado pelo artista francês Jean-Léon Gérôme em 1896. A pintura destacada na imagem, é pertencente às coleções do museu Anne-de-Beaujeu, em Moulins, na França.

Há muitas menções que esta pintura está ligada a uma parábola do século sobre a verdade e a mentira. Segunda esta parábola, em um belo dia, A Verdade e a Mentira se encontraram. A Mentira disse à Verdade:

“Hoje está um dia lindo, maravilhoso! Não concorda?”

A Verdade olhou para o céu, deu um suspiro e concordou. Pois o dia estava realmente excelente, as duas se juntaram e resolveram caminhar juntas por aquela bela paisagem. Em um certo momento chegaram próximo um belo poço.

A Mentira resolveu experimentar a água do poço e disse à Verdade:

“Esta água é muito boa, que tal tomarmos um banho juntas?”.

A Verdade, ainda desconfiada, testou a água e descobriu que estava muito boa. Então elas despiram-se e tomaram banho. De repente, de forma muito cautelosa, a Mentira saiu da água e fugiu, vestindo as roupas da Verdade.

A Verdade, quando percebeu ficou furiosa, saiu do poço para recuperar as suas roupas, tentando encontrar a Mentira correndo nua pelas ruas, havia muito desvio no olhar entre as pessoas quando viam a Verdade, elas sentiam raiva e desprezo. A pobre Verdade depois de tanto correr e procurar, viu que tudo foi em vão e resolveu voltar ao poço e desapareceu para sempre, escondendo em suas águas, a sua vergonha. Desde então, a Mentira viaja pelo mundo, vestida com as roupas da Verdade satisfazendo as necessidades da sociedade porque percebeu que o mundo não tem nenhum desejo de encontrar a Verdade nua.

Mas existe outro final para esta parábola, que ensina:

Quando a Verdade voltou ao poço e encontrou as roupas da Mentira, recusou-se vestir com as mesmas, e por não ter do que se envergonhar, a Verdade saiu pelas ruas de forma nua. Refletindo sobre esta parábola, aos olhos de muitas pessoas é muito mais fácil aceitar a Mentira quando usa as roupas da Verdade, do que a Verdade nua e crua.

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES

Ritos de Exorcismos

Oração a São Valentim 

Oração a São Onofre