sexta-feira, dezembro 2, 2022
spot_img

Água benta

image_pdfimage_print

Acredita-se que a água benta tenha entrado para a lista de rituais da igreja católica em substituição à uma antiga cerimônia judia onde, antes de entrar em oração, os judeus se lavavam pedindo a Deus que os deixassem puros diante dele.

Água benta é, de acordo com o catolicismo, anglicanismo, ortodoxia bizantina, ortodoxia oriental, bem como outras igrejas, a água que foi santificada por um sacerdote, com o propósito de batismo, benção de pessoas, lugares e objetos, ou como forma de repelir o mal.

“O Senhor disse a Moisés o seguinte; toma os levitas do meio dos israelitas e purifica-os. Eis como farás para purificá-los: asperge-os com a água da expiação e eles passem uma navalha sobre todo o corpo, lavem as suas vestes e purifiquem-se a si mesmos.” (Nm 8,5-7). “Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações.” (Ez 36,25).

Embora seja necessário um certo preparo de preferência sacerdotal para a realização da benção na água, existe uma oração simples para realizá-la:

“Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, confiantes, implorar o perdão dos nossos pecados e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.

Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. Amém”

Fontes consultadas:

Wikipédia; A água benta

Rumodafe.com.br

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES