sexta-feira, dezembro 2, 2022
spot_img
HomeProjetosAkose Ifá - Produtos Africanos Encantados

Akose Ifá – Produtos Africanos Encantados

image_pdfimage_print

São sabões, pomadas, pós, amuletos, pulseiras e diversas outras variedades da religião de Ifá-Orunmilá, o culto tradicional iorubano possui milhares de itens presentes em sua medicina religiosa, confira nesta matéria!

• Texto – Eduardo Henrique Costa (Awo Omo Ifá Leké)

A IMPORTÂNCIA DO SACERDOTE

Babalawo Olaifa Tunde jogando opele-ifá.

Babalawo (Pai do segredo) é uma figura extremamente importante na cultura de Ifá-Orunmila e dentro de todo culto iorubano aos Orixás, pois ele é um sacerdote que possui um conhecimento voltado a resolução de problemas sendo eles espirituais e até mesmo carnais, o significado da palavra Babalawo não é atoa.

Em diversos itans (histórias) quando alguém tinha algum problema buscava o sacerdote e ele consultava o oráculo, após apuração apresentava os devidos aconselhamentos e cuidados necessários para resolução de algum problema em que a pessoa estava passando. A medicina religiosa de Ifá não se resume apenas em ebós, boris ou até mesmo iniciações, podemos contar com a presença de elementos capaz de neutralizar, apaziguar ou curar algum mal que o indivíduo esteja.

A PRESENÇA DO ORÁCULO

O ideal para saber qual produto religioso a pessoa deveria usar é através de uma devida apuração oracular, porque cada pessoa é única, existe diversos tipos de problemas e o que achamos que pode ser por alguma questão, pode ser completamente uma outra. Através de um devido jogo o sacerdote tem a devida visualização do que é necessário, tempo de utilização e como deveria usar.

Preparação de Ebus (pós).

PREPARAÇÃO

Um produto da medicina religiosa não é algo que se adquire numa loja de artigos religiosos e apenas usa, os produtos devem passar por encantamentos e rituais de preparação, em que muitas das vezes pode ser de uma forma mais individual, voltada exclusivamente ao o que o solicitante necessita, por isto se torna indispensável a presença de um oráculo para verificar as energias regentes e se o interessado obterá possíveis resultados de acordo com o que foi analisado durante o jogo.

A preparação e o encantamento deve ser realizado por um sacerdote ou um iniciado devidamente autorizado e com o devido conhecimento para execução do ato.

Boa parte dos ingredientes são africanos ou até mesmo são preparados na África. O Universo e Cultura em parceria com a CCBA disponibiliza através do nosso atendimento a possibilidade de compra, mas sempre alertamos que seria muito viável uma consulta para verificar o que mais necessita, porque embora os produtos ajudam bastante, eles não substitui ebós, boris ou iniciações, são apenas complementares aos cuidados individuais que o solicitante vem realizando.

Preparação de sabão africano ase dudu.

A DIFERENÇA BÁSICA E O GRANDE ENGANO

Eu vejo muitas pessoas que chegam numa loja de artigo religioso e compra pó de saúde, pó de abre-caminho, até mesmo sabão africano e usam achando que está com magia e quando na verdade não estão! E se trata apenas de um objeto comum, que nem se quer passou por um sacerdote. Um produto encantado requer um ritual religioso de preparo, magias que são feitas desde a criação até o final, para que o portador tenha melhor experiência possível.

Produtos processados em fábricas, passam por máquinas que preparam e embalam, e isto não tem nada a ver com um ato religioso, e sim, de fabricação. O grande erro é comprar achando que se encontra com magia. É bem similar ao que acontece com aqueles que amam incensos e compram um que vem dizendo na embalagem “chama amor”, infelizmente a pessoa é atraída pela embalagem e nem se quer para pra pensar: como assim chama amor? Que ingredientes eles usaram para isto ser possível? Passou por uma magia? Quem preparou?… É um ponto de reflexão e que devemos muito parar pra observar.

São milhares de encantamentos e produtos da medicina religiosa de Ifá que existem. Encontramos uma diversidade para prosperidade, atração, limpezas espirituais, proteção espiritual e muito mais! As utilidades variam muito de acordo com a necessidade, existem produtos que são colocados no lugar onde residimos e até mesmo num carro, se caso tivermos. Veja abaixo alguns dos mais conhecidos!

Imagem dos sabões africanos de 250 gramas sendo embalados para envios.

SABÃO AFRICANO – ASE DUDU

A palavra “Àsé” é atribuido a força e “Dudu” ao preto, significando “força do preto”, justamente pelos sabões serem pretos.

ASE DUDU ISEGUN – É um sabão africano de descarrego, para limpar o indivíduo das más energias, também é muito usado para saúde.

ASE DUDU AWARE – Um dos mais conhecidos, serve para prosperidade, abertura de caminhos, ajudar com clientes e elevação espiritual, também é um dos tipos de sabão africano, mas que envolve uma ritualística e ingredientes completamente diferente do isegun.

É importante salientar que existe outros diversos sabões africanos, trouxemos os principais e que são mais adquiridos no Universo e Cultura.

Awebi Danu feito em sabão e em pomada.

AWEBI DANU – É um tipo de medicina muito conhecida como “adeus má sorte”, por ser voltado a ajudar com a má sorte, pragas, maldições e até mesmo para ajudar a renovar as energias.

Existe awebi danu em sabão, que é completamente diferente do ase dudu aware e ase dudu isegun na forma como é preparado e encantado , principalmente os ingredientes que é utilizado.

Mas este não é o único tipo existente, em pomada também pode ser utilizado com a mesma finalidade. O indivíduo utiliza passando externamente em seu corpo em alguns pontos vitais e necessários para atrair a boa sorte e afastar diversos males.

Muitos clientes costumam utilizar este sabão indo na cachoeira tomar banho e apresentam muitos deles melhorias nos jogos de Ifá.

Pulseiras de couro para magias.

PULSEIRAS DE COURO COM MAGIA – Diferente das pulseiras de miçangas que é bastante usadas na Umbanda, Candomblé, Santeria, entre outros, na tradição iorubá as pulseiras de couro são muito boas para serem usadas em magias.

Quando elas são preparadas levam alguns ingredientes e feitiço dentro dela, onde o portador que irá utilizá-la vai usufruir desta medicina. Existem muitas pulseiras para proteção, afastar maus espíritos e até mesmo direcionadas para uma energia específica como por exemplo, Èsú, para que o portador tenha devida proteção em seus caminhos.

Akose de sorte.

AKOSE DE SORTE – É um tipo de patuá em que a magia fica dentro do couro e é costurado, seu objetivo é proteger para que a sorte, fama e reconhecimento não escape do solicitante, ou seja, que a sorte não seja roubada por outra pessoa. O tempo de duração varia de acordo com cada pessoa, mas costuma durar em média de três a seis meses.

Akose de proteção.

AKOSE DE PROTEÇÃO – Bastante usado no cotidiano por diversos praticantes, por ser bem pequeno pode ser colocado em carteiras, bolsos e muito mais. Este patuá é excelente para quem quer proteção, principalmente em viagens contra tragédias, roubos, entre outros fatores que ponha a vida em risco.

Potinhos com Iferan para ser vendidos

IFERAN É um pó que é colocado dentro do sabonete líquido, serve para o utilizador ser querido, amado, desejado ou admirado pelas pessoas, bastante usado sendo acompanhado de magias de atração ou para progresso financeiro atraindo clientes.

Um potinho de iferan pode ser colocado em um sabonete líquido de 500ml do cheiro, marca ou tipo da preferência do cliente, ao adicionar o iferan deve deixar por 24 horas e pronto! O pó para ser querido pelas pessoas está devidamente misturado em seu sabonete líquido tornando ele completo e pronto para usar, caso queira poderá misturar bem com seu sabonete líquido para espalhar bem.

Pós de Yerosun estando em cima do Opon-Ifá

PÓ DE YEROSUN – Este tipo de pó é essencial na vida sacerdotal de um Babalawo, devido ser usado para diversos tipos de encantamentos, inclusive de invocação dos Odus (destinos).

Pode ser usado para abençoar, invocar energias, neutralizar negatividades e outras diversas finalidades de acordo com a necessidade do momento.

Um Babalawo pode encantá-lo para ser usado em um banho de descarrego, para ser assoprado numa casa para atrair positividades e muito mais. Vale lembrar que só o sacerdote de Ifá tem autoridade para invocar os Odus sabendo lidar com as positividades e negatividades de cada um dos caminhos.

OOGÙN OOYA AROBI SENDO PREPARADO.

OOGÙN OOYA AROBI – Amuleto poderoso de proteção para terreiros, templos de magias e ilês (centros culturais). Este amuleto possui uma magia forte para afastar coisas ruins, pessoas ruins e neutralizar bruxarias ou feitiçarias. O ideal antes de utilizá-lo é uma consulta oracular para verificar para qual energia será feita esta magia, anualmente este amuleto deve se alimentar passando por uma renovação.

PERGUNTAS FREQUENTES E RESPONDIDAS

Fundador do Universo e Cultura foto do ano de 2020.

Os sabões envolve preceitos?

– Somente os que são de descarrego ou de tratamento espiritual, no dia em que for utilizar deve evitar bebidas alcoólicas, atos sexuais, roupas escuras e lugares de energia bem pesada.

Sabões para atração e amor tem preceito?

– Não! Eles são justamente para festas, encontros amorosos e relacionamentos.

Qualquer um pode usar amuleto de proteção ou para sorte?

– A busca pela proteção e sorte qualquer um pode buscar, mas seria muito viável muita das vezes uma devida consulta para verificar se há necessidade de algum ebó ou cuidado antes de utilizar.

Costuma custar quanto?

– O preço de um produto encantado depende muito da quantidade e a forma em que o indivíduo precisa utilizar, pode acontecer variações dependendo dos preços atuais dos ingredientes para prepará-lo, tendo em vista que muito deles vem da África. Cada remessa pronta pode possuir preços diferenciados devido ao momento em que foi feito e quanto custou os materiais.

Preciso me consultar com algum dos sacerdotes de Ifá para comprar estes tipos de produtos?

– Não é obrigatório, mas é viável. Tem pessoas que as vezes querem usar alguma coisa para ajudar na vida amorosa e muita das vezes o problema é relacionado a outra área que acaba atrapalhando a parte amorosa, uma boa consulta é muito necessária.

O que vocês mais recomendam para uma melhor experiência?

– É muito bom utilizar estes produtos junto com algum trabalho de magia, um banho atrativo, por exemplo, se torna muito oportuno junto com uma magia para atração. Utilizar no antes e no término de um ebó, é muito bom que a pessoa tome banho de sabão de descarrego.

Por que é cobrado para adquirir estes produtos?

Dependemos de ingredientes que muita das vezes são difíceis de encontrar, o sacerdote precisa se dedicar para fazer os devidos rituais para prepará-los, tudo isto desgasta energias e tempo, os valores cobrados contribui para manter o ilê asé.

Caso tenha interesse por algum destes produtos, entre em contato conosco informando o que precisa para que possamos enviar os preços atualizados.

CRÉDITOS FINAIS:

Autor: Eduardo Henrique Costa (Awo Omo Ifá Leké).

Imagens: Centro Cultural Brasil África (CCBA).

As imagens e textos somente podem ser copiados com devida citação de fonte e autorias. Plágio é crime, além de ser falta de caráter.

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES