sábado, julho 27, 2024
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AULA 2 – Obi na Mitologia Yorùbá

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Nas tradições sempre foi muito usado os Obís africanos em encantos, ebós, iniciações, oferendas aos Òrìṣà e principalmente para jogos, sendo a metodologia de enorme semelhança com o jogo de 4 búzios que é muito usado para confirmações de tais questões, como por exemplo, se o ebó feito foi bem aceito e se as orações foram recebidas.

•Texto – Prof. Eduardo Henrique Costa.

Durante este curso, será possível perceber que tudo tem um porquê dentro da cultura e o Obí é uma noz de cola de quatro (4) partes, onde sua principal fonte de comunicação é entre você e o seu Ori, por isto tantos centros religiosos tem a prática de utilizá-los durante o ritual de Bori. É possível refletir que quanto mais o adivinho melhorar o seu Ori, a tendência é que melhore na comunicação com o oráculo.

Existe um mito sobre o Obí que costuma ser ensinado oralmente na minha família:
“Olódúmarè, decidiu visitar a terra e ver de perto o que aqui acontecia. Nessa caminhada conheceu um homem que disse se chamar Obí.
Obí era uma pessoa despretensiosa, sem vaidade e demonstrando ser uma pessoa muito justa.
Olódúnmarè decidiu que este homem deveria viver muito alto, vestido de branco por fora e por dentro, que sua alma seria imortal e que auxiliaria em todos os trabalhos de forma direta.
Obí foi apresentado a Èsù e entre ambos surgiu uma grande amizade, sendo que os amigos de um, passaram a ser amigos do outro. Diga-se de passagem, mas Èsù tem amigos de todos osníveis, tanto cultural, quanto material.
Obí começou então do alto de sua branca posição, passou a se tornar vaidoso e cheio de si, começando então a evitar as pessoas pobres e miseráveis que o procuravam.
O orgulho de Obí chegou a tal ponto que Obí evitava Èsù por causa das amizades dele, pois Èsù andava com pessoas ricas e inclusive com pessoas pobres.

Obí resolveu um dia, dar uma festa e convidou Esú. Porém pediu que ele não levasse os seus amigos. Èsù logo quando ouviu não gostou da atitude de Obí, então resolveu convidar os ricos e milionários, mas também chamou os pobres e miseráveis.
Obí quando viu os pobres e miseráveis em sua sala, ficou irado de revolta, deu um brado imenso de fúria e perguntou: “Quem convidou essa gente para minha festa?”. Então responderam os convidados: “Foi Èsù”.
Obí expulsou todos de sua casa, naquele exato momento Èsù chegou, disse para Obí que ele era orgulhoso e ingrato e resolveu ir embora com seus amigos.
Depois de algum tempo, Obí tomando então conhecimento da besteira que havia feito, tentou reconsertar o erro, porém não teve mais jeito, Èsù não quis mais conversa.
Em um certo dia, Olofin pediu que Èsù levasse um recado dele ao Obí, porém Èsù recusou categoricamente de ir à casa de Obí.
Olofin então lhe perguntou o que havia ocorrido e Èsù contou-lhe tudo o que estava acontecendo.
Olofin indignado com o que acabou de ouvir, resolveu então, sendisfarçar de mendigo e ir pedir esmola na casa de Obí.
Obí não o reconheceu e lhe tratou extremamente mal, madando-o embora por fim. Olofin olhou para ele e disse “Obi, me olhe, veja bem quem sou eu!”.
Obí ao levantar seus olhos e ver Olofin, tentou imediatamente se corrigir, alegando um erro. Porém, Olofin lhe disse “eu acreditava em sua bondade, em sua simplicidade e em sua humildade, por isso lhe fiz branco de todos os lados e de espírito imortal. Mas, a vaidade e o orgulho subiram-lhe a cabeça, você a partir de agora viverás no alto, porém será no alto de uma árvore, quando
estiveres maduro rolará por terra, para saber que por mais elevado que uma pessoa esteja, ela também poderá rolar por terra. Você será verde por fora e branco por dentro e em algumas vezes será negro. Quando aprender a corrigir-se, eu o perdoarei.
Até esse dia chegar, você servirá a todos os Òrìṣà e os ajudará a predizer o futuro a todos que o quiserem, sejam ricos ou pobres, sem distinção de cor e natureza”.
E assim através deste mito, passou a ser usado os Obís nas tradições, sendo assim como os búzios, um portal de comunicação entre a terra e o céu. Obí não é exatamente um Òrìṣà, não há transe de Obí ou filhos desta energia, Obí é apenas um servidor das divindades, além de ser um elemento oracular. No Culto de Ifá, é extremamente comum ver o sacerdote em qualquer ebó, bori, ou até mesmo oferendas, utilizar o Obí como alimenta e oráculo.

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