sexta-feira, dezembro 2, 2022
spot_img
HomeCulturas & ReligiõesCandombléComidas para Orixá Ibeji

Comidas para Orixá Ibeji

image_pdfimage_print

Se você pretende realizar alguma oferenda para o Orixá Ibeji e não sabe o que fazer, isto não é problema! Confira um pouco da culinária afro-brasileira e africana.

Recado importante: caso esteja querendo fazer para usar pros Orixás, evite por sal.

CARURU
Ingredientes: 1kg de quiabo lavados e secos de um dia para o outro e picados em cruz na hora de fazer, 2 cebolas grandes raladas, 1 pedaço de gengibre ralado a gosto, sal a gosto, 250gr de castanha de caju batido no liquidificador 250gr de amendoim batido no liquidificador 300gr de camarão seco em pó (deixe alguns inteiros), Azeite-de-dendê, 7 quiabos inteiros.

Preparo: Refogue a cebola ralada com o azeite e o gengibre, depois coloque o quiabo picado e os inteiros. Coloque um pouco de água e deixe cozinhar. Então, coloque os camarões, o amendoim e a castanha.

Mexa sempre com a colher de pau. Dê uma correção de sal e deixe apurar. O caruru é comida de Xangô, mas deve ser servido nas festas de Ibeji, para agradecer as graças alcançadas. Quem for o premiado com o quiabo inteiro deverá ajudar no caruru do ano seguinte.

ALETRIA
Ingredientes: Leite de coco ( junto com a água ), Canela em pau ( um pedaço ), Cravo da Índia ( um dente).

Preparo: Tempera- se com sal e açucar a gosto, coloque para ferver. Quando começar a cheirar, joga-se dentro a aletria. Deixe secar sem mexer. Serve–se frio com canela em pó.

AMBRÓSIA
Materiais: 6 gemas de ovo, Meia quarta de queijo, 1 litro de açucar em calda, Água da flor de laranjeira, Canela em pau e cravo a gosto.

Preparo: Cozinhe tudo junto até ficar no ponto. Serve-se como compota.

AMBRÓSIA DE COCÔ
Preparo: Rale o cocô bem ralado e esprema até o bagaço em um pano tirando o leite grosso. Põe-se o leite para ferver com duas rapaduras secas, agua de flor de laranjeira e cravo. Quando estiver quase no ponto , bata 4 ovos e jogue dentro. Deixe em fogo lento até ficar na consistência desejada.
Obs: Não dura mais de dois dias em tempo quente.

E caso você queira rezar para Ibeji, oferecemos para os nossos leitores como cortesia, uma das rezas que usamos, click aqui.

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES