quinta-feira, julho 18, 2024
spot_img
InícioAjeum OrixáComidas para Orixá Nanã

Comidas para Orixá Nanã

image_pdfimage_print

Aprenda diversas receitas de comidas para serem ofertadas para o Orixá Nanã. De forma bastante prática e bastante saborosa!

EBÔ PARA NANA
Ingredientes: 200g. de quirerinha branca + 1 coco + azeite de oliva.

Modo de preparo: Cozinhe a quirerinha com bastante água para que ela fique meio “papa”, tempere com oliva, coloque em uma tigela de louça, descasque e rale o coco com ele cubra a quirerinha.

EFÓ
Ingredientes: 200gr de camarão seco descascado + pimenta-malagueta em pó + 1 cebola + 1 pitada de coentro + 1 maço de língua-de-vaca (ou taioba, ou bertalha, ou espinafre, ou mostarda).

Modo de preparo: Aferventa-se a língua-de-vaca, escorre-se na peneira, estende-se na tábua e bate-se bem com a faca, até ficar informe.
Enxuga-se e estende-se na peneira para secar toda a água. Cozinha-se no azeite-de-dendê puro, temperado com todo o resto,com a panela tampada para suar. Come-se com arroz.

PAÇOCA DE AMENDOIM
Amendoins torrados e moídos com farinha de mandioca crua + açúcar e
uma pitada de sal.
OBS: Nanã também recebe: calda de ameixa ou de figo, melancia, uva, figo, ameixa e melão. Tudo depositado à beira de um lago ou mangue.

CLARA DE OVO COM PIPOCA
Materiais:
1 alguidar grande;
Folhas de taioba;
Claras de 4 ovos;
500g de pipoca;
Azeite doce.
Modo de preparo:
Estoure as pipocas e passe pela moenda ou pilão. Bata as claras em neve.Lave o alguidar em água e mel, forrando com as folhas de taioba lavadas. Coloque uma camada da pipoca moída, as folhas rasgadas e, por cima, as claras em neve.

FEIJÃO FRADINHO NA CABAÇA
Materiais:
1 cabaça grande;
1 kg de feijão fradinho;
1 garrafa de mel;
folhas de taioba;
água de poço ou de mina.

MODO DE PREPARO: Cozinhe o feijão com a água de mina, até amolecer bem. Misture bastante mel, deixando cozinhar um pouco. Corte a cabaça ao meio, limpando bem o seu interior. Coloque os feijões, e por cima as folhas de taioba rasgadas.

Comida especial de Nanã
Materiais:
1 cabaça bem grande;
Folhas de taioba;
2 ou 3 inhames de bom tamanho;
500g de milho de pipoca;
Água de poço ou de mina;
Azeite doce.
Modo de preparo: Cozinhar os inhames sem casca, deixando amolecer bem. Amasse-os bem, fazendo três bolas. Estourar as pipocas no azeite, passando pela moenda ou pilão.
Corte a cabaça para fazer uma cuia grande. Limpe bem o seu interior, lavando com água e mel. Forre essa cabaça com algumas folhas inteiras de taioba, previamente lavadas. Coloque as pipocas moídas, as três bolas de inhames e algumas folhas de taioba rasgadas. Encha a cabaça com água até a borda.
Essa oferenda deve ser feita após as três horas da madrugada, num mangue ( sem lixo ). Escolha um local do lado de fora desse mangue ( não pise na água ), onde a comida deverá ficar escondida. Acenda uma vela, arreie a comida. Faça pedidos relacionados à fertilidade, vida longa, problemas de estômago e intestino, para livrar-se de perigos e acidentes, sair de depressões, etc.
Deixe o local rapidamente sem olhar para trás.

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES