quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioUmbandaPretos-velhosComidas para Pretos-velhos

Comidas para Pretos-velhos

image_pdfimage_print

Aprenda diversas receitas da culinária religiosa da cultura afro-brasileira utilizadas para oferendas, agrados, homenagens, festivais e muito mais! 

ANTIGO MINGAU DAS ALMAS
Materiais: Pão, água ou café amargo.
Para que através do pão se lembrem do Deus que pode tudo e opera milagres, que dos céus fez chover pães. Lembrando que Deus se agrada com um tão pouco.
Que através das águas possa lembrar, que antes da existência de um mundo a água sempre existiu, ela é a grande unificadora dos mundos, sendo o princípio de vida e purificação.

Que através do café amargo possam se lembrar que Deus está presente e o seus benditos espíritos de luzes, nos momentos de muito e pouco, no amargo e no doce, no ruim e no bom. Para que lembrem que mesmo nos momentos difíceis Deus se agrada conosco. O Café amargo faz lembrar do tempo difícil da escravidão, da pobreza e da falta de recursos, lembrando que mesmo assim povos mantevem a fé e a esperança que algo de bom iria acontecer a tão sonhada liberdade.

AIPIM DAS ALMAS
Alguns pedaços de aipim descascados e cozidos em água pura. Depois de cozidos, deixe esfriar, arrume em um alguidar e regue com melado.

MINGAU DAS ALMAS
Ingredientes: ½ litro de leite + 2 ½ colheres de sopa de farinha de acaçá + ½ xícara de açúcar. Modo de preparo: misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até dar ponto de mingau liso, bem mole. Coloque numa tigela branca e, depois de frio, leve na casa das almas ou num cruzeiro de igreja, ou num campo limpo com uma vela branca oferecendo as almas.

ROUPA VELHA (PRETO VELHO)
Dessalgue um pedaço de carne seca e pique. Refogue uma cebola ralada no azeite doce e coloque a carne seca picada e sem sal, deixe cozinhar bem. Depois de bem cozida, desfie a carne. Esta carne desfiada pode ser misturada com farinha de mesa ou com feijão preto (caroço).

TUTU ( PRETO VELHO)
Cozinhe feijão preto depois de pronto, coloque em uma cubuca e misture com um pouco de farinha de mandioca.

CAFÉ PARA AS ALMAS
Pão molhado no café e leite em uma cubuca ou tijela.

COPO HARMONIZADOR DA PRETA VELHA
Em um copo virgem coloque água filtrada de preferência de filtro de barro, adicione uma rosa branca por cima. Depois basta acender uma vela branca e reze um Pai Nosso e Ave Maria.

BEBIDAS QUE PODEM SER SERVIDAS AS ALMAS
Leite de vaca;
Água mineral;
Vinho moscatel;
Café amargo.

FEIJOADA (PRETO VELHO)
Prepare uma feijoada com poucon sal e pimenta. Após estiver preparada coloque uma farofinha, couve e umas laranjas cortadas sobre o prato.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES