terça-feira, julho 2, 2024
spot_img

Crianças podem tomar banhos de ervas?

image_pdfimage_print

Sem sombras de dúvidas as crianças também tem o direito de receber cuidados espirituais e dependendo da família, chegam até mesmo ocupar cargos religiosos. Mas o que muitos não sabem é se uma criança pode tomar banhos de ervas e talvez seja por isso que o Universo e Cultura recebe constantemente perguntas similares à esta.

• Texto – Mestre Eduardo Henrique Costa

Uma criança se debate pela noite e uma mãe resolve fazer uma receita de benzer a criança com arruda, ou um pai que resolve dar banho de alecrim em um recém-nascido para livrar das invejas, é muito evidente que os pais que realmente amam seus filhos querem o bem de suas crianças, mas será que realmente estas boas intenções como destas receitas são capazes de ajudar ou piorar uma situação?

ENTENDA COMO FUNCIONA!

Embora as crianças merecem passar por cuidados espirituais, isto não significa que será realizado atos similares aos que são feitos com adultos, porque uma criança é totalmente diferente. Começando por um recém-nascido que tem menos de um aninho, eu não indico nenhum tipo de banho de ervas, porque a criança ainda se encontra em desenvolvimento até mesmo de sua pele e pode ser agressivo o contato com ervas quando se trata de um recém-nascido e isto não é algo apenas que deve ser levado em consideração na parte de banhos, mas também quando for realizar algum tipo de benzimento ou até mesmo simpatias.

Da mesma forma como é prejudicial, muita das vezes o uso de sabonetes com fortes aromas e que acabam fazendo mal ao recém-nascido, pois se encontra muito sensível aos toques, cheiros, paladar e etc. O ideal se tratando de uma criança com menos de um ano, é benzer, rezar, acender vela para o anjo guardião da criança ou até mesmo deixar alguns cristais próximos onde o bebê irá ficar.

Evite ervas com odores muito fortes, que sejam tóxicas ou muito quentes (energia), tanto para benzer ou dar banhos, como por exemplo, arruda, alecrim, espada-de-São-Jorge, para-raio, peregun e etc. Os bebês não são tão sensíveis apenas a nível material, por isto a forma como chega esta energia pode perturbar o bem-estar da criança porquê a maneira como recebe costuma ser mais impactante.

Quando a criança tem mais de um ano de idade, poderá começar a ser feito os primeiros banhos de ervas, porém sem muitos tipos de ervas na mesma receita, o ideal é que o banho seja feito apenas com uma única erva e evitando uma quantidade muito alta da mesma erva, deixando bem leve e com mais água do que extrato do sangue vegetal, pode parecer que o banho fica “fraquinho”, mas devemos lembrar que para uma criança pequena chega a energia sendo forte e ideal. Para quem tem em mente em querer fazer banhos de descarregos em crianças, o orientável é que seja depois dos sete anos de idade da criança. Há crianças que estão acostumadas com banho de ervas e com a energia e que quando tem cinco aninhos de idade, eu costumo dar banhos com três tipos de ervas.

FAZENDO DA MANEIRA CERTA

Montei uma tabela para que você cuide do seu pequenino ou pequenina de uma forma que não faça mal.

1 até 3 anos de idade:

• Água-de-flores-de-laranjeira: você pode comprar uma garrafa em lojas de artigos religiosos ou preparando, colhendo flores de um pé de uma laranjeira, macerando na água (sendo até melhor se for da cachoeira) e coando, colocando numa bacia ou vasilha. Este banho pode ser feito da cabeça para baixo. Ajuda equilibrar espiritualidade da criança, traz harmonia, saúde e afasta maus olhados, possui efeito que melhora o sono. É aconselhável que o banho seja pela manhã.

• Folhas de hortelã: além de refrescar a pele, acalma mediunidade aflorada, alivia energia muito quente e agitada, traz proteção e movimenta as energias, melhora a concentração e os estudos. É aconselhável que o banho seja feito pela manhã de forma macerada, podendo ser da cabeça para baixo.

• Sementinhas de erva-doce: se a criança se encontra muito agressiva ou agitada, este banho é o ideal! Faça um chá com água e erva-doce, dê banho na criança da cabeça para baixo. Coloque roupas que não seja de cores quentes ou escuras na criança, você pode usar um pouco do banho para enxaguar as roupinhas da criança e assim, trazendo leveza.

• Folhas de alfazema: sem sombras de dúvidas, entre todas as ervas, o alfazema é uma com potência de atingir todos os setores da vida, podendo ser acrescentado em qualquer banho. O alfazema afasta espíritos obsessores, desmancha feitiços, equilibra a espiritualidade e ajuda no desenvolvimento mediunico de forma tranquila. Você pode fazer um banho macerado e coar, a criança poderá tomar da cabeça para baixo. É aconselhável que seja feito pela manhã.

• Folhas de akoko: uma erva que equilibra a espiritualidade, ajuda a tranquilizar, traz prosperidade, afasta energias que trazem doenças, muito usado em amacis e melhora o psicológico. É um excelente aliado para afastar maus espíritos e pode ser usado antes dos trabalhos religiosos como um banho de firmeza. Este banho pode ser usado da cabeça para baixo de forma macerada.

• Folhas ou galhos de manjericão: considerado por diversos povos como uma das ervas que traz amor e doçura para vida das pessoas, é um excelente aliado para um bom sono, afasta maus espíritos, inveja, quebranto e ajuda a fortalecer a espiritualidade. Caso a criança sofra problemas na hora de dormir, poderá por um galho de manjericão por baixo do travesseiro e depois de três dias, despache na natureza.

• Folhas de saião: ajuda aproximar a energia de Oxalá, excelente aliado para equilibrar a espiritualidade, trazer boa sorte e sentimentos de esperança. Quando a criança tem uma mediunidade muito aflorada, esta erva é ideal para harmonizar. O ideal é que utilize pelo período da manhã de forma macerada, excelente para banhar a cabeça.

3 até 7 anos de idade:

Poderá juntar duas ou até mesmo três itens dos citados anteriormente, podendo ser um banho macerado ou fervido, mas só deve usar na criança quando estiver totalmente morno.

7 até 12 anos de idade:

Poderá ser feito banhos que envolvem mais de três ervas, no máximo até sete ervas.

BENZIMENTOS

Para benzer crianças deve ser usado ervas que não seja de energia muito quente, o ideal é ser utilizado galhos de manjericão ou alfazema. Após o benzimento deverá ser despachado as ervas na natureza (fora de onde reside ou passe).

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES