sábado, julho 13, 2024
spot_img
InícioKimbandaConhecer é poder!Definindo Exús e Pombas Giras

Definindo Exús e Pombas Giras

image_pdfimage_print

Se você gostaria de uma definição bastante objetiva sobre os Exús e Pombas Giras na Kimbanda, agora você tem! Confira.

Exús são responsáveis pelo movimento humano, estimulam vontades, podem fazer com o que está longe se tornar perto e o que está perto se tornar distante, daí surge o sentido de serem energias propulsoras, ligadas ao movimento e que impulsionam pessoas a chegarem em seus caminhos de sucesso, por isto um dos objetivos principais de cultuar Exu é ter caminho na vida, ter longevidade, proteção por onde andar, conseguir remover as barreiras que lhe impede de percorrer a trajetória.

São entidades difícies de lidar, pois quando não são tratadas fielmente, o que dão podem tirar. E o motivo desta dificuldade em defini-los de forma generalizada, é porque cada entidade possui suas histórias de reencarnações, conhecimentos diferentes, gostos, especialidades que nem sempre são iguais e principalmente quando se trata de manifestações. O que podemos afirmar é que EXU É CAMINHO, mas não conseguimos definir que todos gostam das mesmas coisas ou que viveram da mesma maneira, porque cada ancestral tem seus mistérios.

São entidades consideradas ligadas a humanidade, pois vem dar conselhos e ajudam as pessoas. Um exemplo:
1. A Pomba-Gira que tanto sofreu de amor, conseguirá aconselhar da melhor forma para que aquela pessoa não erre da mesma maneira que ela errou em vida e para que não passe pelo sofrimento que o ancestral encarnado passou.

2. O Exú que perdeu todos que amavam em um assalto a sua tribo, tendo que travar diversas batalhas, é um especialista em demandas, quando ele surge, é possível vir nos alerta dos perigos e nos proteger contra a morte prematura.

Podemos analisar que nos exemplos dados, conforme eles vão vivendo diversas vidas, vão adquirindo diversas experiências e criando sua particularidades, o que costuma explicar a sua zona de atuação.

E eles conhecem os sofrimentos e desejos dos humanos, sentimentos e pensamentos de cada um, por isto ninguém engana este povo.
Alguns deles são guardiões dos portais, mensageiros espirituais, mestres de alta magia, curandeiros e feiticeiros. Por conta de seus múltiplos aspectos, muitos não conseguem defini-los em uma única palavra, diferente que as divindades que alguns afirmam “uma é do amor e a outra da saúde”… Muitos consideram senhores de todos os caminhos, talvez seja pelo fato deles regerem os nossos pés e mãos (dos caminhos e dos atos), é por esta razão que quando se iniciamos para estas entidades, não raspamos a cabeça, porque elas não regem o nosso chakra superior.

Como costumamos dizer:
“Cultuamos Exus onde tem caminhos, porque Exu é movimento, ele faz a vida prosperar em ambos os sentidos.”

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES