quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img

Exu Caveira

image_pdfimage_print

Cabalisticamente é conhecido pelo nome de Sergulath.

É a entidade responsável por zelar pelo cemitério. Sendo ele, o chefe dos cemitérios. Toda oferenda feita no cemitério deve ser feita ao Exu Caveira primeiro (e depois, as outras entidade que desejam), pois, caso não preste reverências, não surtirá o efeito esperado. Por isto sempre devemos prestar nossos “Saravá”.

“Saravá ao Omolu Rei! (O dono dos cemitérios)
Saravá ao Exu Caveira! (O zelador dos cemitérios).”

Quando estamos apenas com a oferenda de outra entidade e não preparamos nada para ele, devemos pedir licença, ao entrar em sua morada, fazendo isto sempre que for oferecer “presentes” para as outras demais entidades.

Este Exú é um pouco diferente do que nas outras falanges, ele não tem hora certa para se manifestar, ele pode vir tanto de noite, como também de dia. Mas, o momento propício para entrega é a “hora grande” quando ele sai de seu trono para fazer suas rondas costumeira. As oferendas para este Exú devem ser colocadas dentro do cemitério, perto do “Cruzeiro”, do lado esquerdo, numa sepultura preta. Sua aparição é na forma de uma caveira, daí o seu nome de Caveira. É um grande possuidor de poderes, favorece e ensina as artimanhas da guerra, a fim de vencermos os inimigos.

É importante ressaltar que embora acabam condicionando o Exu Caveira ao portão do cemitério, até mesmo nas cantigas, não é seu único ponto de força ou onde pode atuar. Esta entidade é capaz de agir em qualquer lugar que tenha trânsito de almas, nas Kalungas de Praias, Matas, nos Cruzeiros e Encruzilhadas, no alto de Campinas e etc.

Exu Caveira é o auxiliar direto de Exu Omolu (ou Omulum), ou até mesmo Omolu Rei. Esta entidade comanda 7 (sete) Exus, além de supervisionar os trabalhos do Exu do Cheiro, que comanda 49 (quarenta e nove).

“Exu Caveira ajuda a descobrir coisas ocultas, ou coisas impossíveis e desconhecidas aos olhares dos homens terreno..”

Exu Caveira, possui a função de guarda das prisões do astral dentro da Kalunga, onde estão encarceradas as almas em estado de tortura mental (sombras da consciência). Alguns que conhecem a força do Exu Caveira tem o conhecimento de que ele pode usar as almas para efetuar trabalhos de natureza muito densa e causar danos irreversíveis nas pessoas. Em polo positivo, ele é capaz de agir na cura mental e em desíquilibrios emocionais.

OFERENDA
Esta oferenda também é aceita pelo João Caveira.

Elementos necessários:
Um alguidar médio
Um marafo (cachaça)
Azeite doce
Azeite de dendê
Vinagre
Farinha de mandioca
Bife ou carne de porco crua
Sete velas vermelhas e pretas.

OBSERVAÇÃO: NESTA OFERENDA PODE SER USADA QUALQUER TIPO DE CARNE DE PORCO, PORÉM, EVITEM POR OSSOS, SEMPRE RETIREM.

MODO DE PREPARO – lave o alguidar com um pouco de marafo, ao secar, ponha farinha de mandioca e misture com azeite de dendê, com a mão esquerda, fazendo uma farofa úmida. Ponha as carnes em cima da farofa, pingue sete gotas de azeite doce e vinagre. Leve ao cemitério ou ao seu assentamento, despeje a cachaça no chão fazendo um círculo e ponha o alguidar, acenda sete velas ao redor e faça seus pedidos a este grandioso chefe de falange.

O vinagre e o azeite doce é opcional, sendo viável verificar se ele aceitará estas opções.

CANTIGA PARA DEMANDAR

🎶Quem deve o Caveira na calunga vai pagar
Quem paga pro Caveira Exu vai te ajudar🎶

PONTO CANTADO DE FORÇA

🎶Quando o galo canta é madrugada
Pro Exu que é Caveira batizado com dendê 🎶
🎶Rezo uma oração de trás pra frente
Queimo fogo em chamas ardentes 🎶
🎶Que aquece Exu Laroyê
Eu ouço a gargalhada do diabo 🎶
🎶É o Caveira enviado do Príncipe Lúcifer
É ele quem comanda o cemitério, catacumba tem mistério. 🎶
🎶Seu feitiço tem axé ê Caveira.

Ponto riscado
Signo Kabalístico
Imagem extraída do livro – Exu Senhores da magia.
SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES