terça-feira, julho 2, 2024
spot_img
InícioExusExu da Meia-NoiteExu da Meia-Noite e sua falange

Exu da Meia-Noite e sua falange

image_pdfimage_print

Quando entramos numa Kimbanda, é muito comum que em algum momento veremos cantigas para uma entidade conhecida como “Senhor da Meia-Noite”, “Exu da hora grande”, “Exu da meia-noite”, que se refere na realidade ao mesmo. Este espírito acabou recebendo estes nomes devido a sua preferência em trabalhar na “hora grande” (meia-noite). De forma tradicional os antigos terreiros costumavam esperar, no mínimo entre cinco a sete minutos após a meia-noite, para encerrar os seus trabalhos ou até mesmo as giras, devido ser o exato momento onde acontece a ronda deste poderoso Exu.

Esta imagem retrata o deus mitológico grego Pã, que é de onde se originou a figura de Satanás (diabo) conhecido popularmente.

O Exu da Meia-Noite é conhecido cabalisticamente pelo nome de “Hael”. Sua apresentação é na forma de “Satanás”, é quase idêntico sua vestimenta, um homem com olhos de fogo e pés de cabra, usando uma capa preta. Devemos refletir que a figura de deuses e espíritos com chifres sempre foi muito comum antes da Idade Média, principalmente como simbolismo de fartura e o que é inifito (chifres que dão volta e apontam para o céu, significando o eterno movimento contínuo e transformador), porém o Cristianismo distorceu a visão e colocou como inimigos de humanidade, seres diabólicos. Esta entidade é encarregado de ensinar e decifrar quaisquer idiomas ou simbologias, principalmente as mais antigas. É o auxiliar direto de Omolu, conhecido também pelos nomes: Exu Omolu, ou ainda Omolu Rei (devido ser o senhor da terra e rei dos cemitérios).

 

Ponto riscado do Exu da Meia-Noite

Um dos pontos riscados mais conhecido e usado para esta entidade é desenhado em um círculo com uma vela acesa escorrendo cera quente com dois tridentes cruzados em formato de X.

Na hierarquia este Exu comanda:

  • 1° Exu Mirim (Serguth)
  • 2° Exu Pimenta (Trimasael)
  • 3° Exu Malé (Sustugriel)
  • 4° Exu das 7 Montanhas (Eleogap)
  • 5° Exu Ganga (Damoston)
  • 6° Exu Kaminaloá (Tharithimas)
  • 7° Exu Quirombô (Nel Biroth)
  • Supervisionando também o Exu Curador (Meramael).
Imagem: pinterest.com/pin/3588874693792087/

Ponto cantado

Deu meia-noite na terra e no mar
Deu no mato, na calunga, em todo lugar

Deu meia-noite na terra e no mar
Deu no mato, na calunga, em todo lugar

Seu Meia-Noite não tem hora pra chegar
Quando chega a meia-noite
Chega em qualquer lugar

Seu Meia-Noite não tem hora pra chegar
Quando chega a meia-noite
Chega em qualquer lugar.

 

SUGESTÕES DE LEITURA

Exu das Sete Cruzes

Exu Tiriri é Rei!

+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES