segunda-feira, maio 23, 2022
spot_img
HomeCulturas & ReligiõesKimbandaExu da Meia-Noite e sua falange

Exu da Meia-Noite e sua falange

image_pdfimage_print

Quando entramos numa Kimbanda, é muito comum que em algum momento veremos cantigas para uma entidade conhecida como “Senhor da Meia-Noite”, “Exu da hora grande”, “Exu da meia-noite”, que se refere na realidade ao mesmo. Este espírito acabou recebendo estes nomes devido a sua preferência em trabalhar na “hora grande” (meia-noite). De forma tradicional os antigos terreiros costumavam esperar, no mínimo entre cinco a sete minutos após a meia-noite, para encerrar os seus trabalhos ou até mesmo as giras, devido ser o exato momento onde acontece a ronda deste poderoso Exu.

Esta imagem retrata o deus mitológico grego Pã,
que é de onde se originou a figura de Satanás (diabo)
conhecido popularmente.

O Exu da Meia-Noite é conhecido cabalisticamente pelo nome de “Hael”. Sua apresentação é na forma de “Satanás”, é quase idêntico sua vestimenta, um homem com olhos de fogo e pés de cabra, usando uma capa preta. Ele é encarregado de ensinar e decifrar quaisquer idiomas ou simbologias, principalmente as mais antigas.

É auxiliar direto de Omolu, conhecido também pelos nomes: Exu Omolu, ou ainda Omolu Rei (devido ser o senhor da terra e rei dos cemitérios).

Ponto riscado do Exu da Meia-Noite

Um dos pontos riscados mais conhecido e usado para esta entidade é desenhado em um círculo com uma vela acesa escorrendo cera quente com dois tridentes cruzados em formato de X.

Na hierarquia este Exu comanda:

  • 1° Exu Mirim (Serguth)
  • 2° Exu Pimenta (Trimasael)
  • 3° Exu Malé (Sustugriel)
  • 4° Exu das 7 Montanhas (Eleogap)
  • 5° Exu Ganga (Damoston)
  • 6° Exu Kaminaloá (Tharithimas)
  • 7° Exu Quirombô (Nel Biroth)
  • Supervisionando também o Exu Curador (Meramael).
Imagem: pinterest.com/pin/3588874693792087/

Ponto cantado

Deu meia-noite na terra e no mar
Deu no mato, na calunga, em todo lugar

Deu meia-noite na terra e no mar
Deu no mato, na calunga, em todo lugar

Seu Meia-Noite não tem hora pra chegar
Quando chega a meia-noite
Chega em qualquer lugar

Seu Meia-Noite não tem hora pra chegar
Quando chega a meia-noite
Chega em qualquer lugar.

Quer aprender mais? É possível enriquecer o seu conhecimento sobre Kimbanda, mesmo que seja pela internet, basta se inscrever em nossa turma de estudos online. São ensinamentos sobre diversas entidades, magias e muito mais!

Eduardo Henrique
Fundador do Universo e Cultura. Desenvolvedor de sites e conteúdos digitais. Especialista em diversidades culturais, religiosas e idiomas antigos (hebraico, grego, iorubá). Professor de comunicação (oratória) e reações comportamentais. Terapeuta e conhecedor de inúmeros métodos terapêuticos, escritor de livros sobre culturas, espiritualidade, desenvolvimento humano e filosofia. Embaixador e professor na Federação Internacional de Religiões, Culturas e Terapias Antigas...
SUGESTÕES DE LEITURA
- TUDO EM UM SO LUGAR! -spot_img

NOVIDADES

Open chat