quarta-feira, agosto 10, 2022
spot_img
HomeCulturas & ReligiõesUmbandaPosso comer oferendas despachadas? Entenda o assunto!

Posso comer oferendas despachadas? Entenda o assunto!

image_pdfimage_print

Às vezes andando pelas ruas, pelas matas, pelas areias da praia ou até mesmo cachoeiras, encontramos com algumas oferendas feitas que foram despachadas na natureza. A dúvida que surge em muitas pessoas é a respeito de ser prejudicial ou não comê-las ou beber as bebidas deixadas, para entender melhor o assunto irei ensiná-los um pouco do que aprendi na minha trajetória de mais de 15 anos vivenciando e estando dentro de religiões de matrizes afro-brasileiras.

• Texto – Mestre Eduardo Henrique Costa

Geralmente existe alguns trabalhos religiosos que são feitos diretamente na natureza ou são feitos num local de culto religioso e logo após são deixados na natureza, isto chamamos de “despacho”, que se refere a todo ato de entregar na natureza alguma oferenda ou ritual. Alguns deles podem ter sido feito para limpar a negatividade que estava em alguma pessoa e despachando para que a natureza leve todo mal embora, e por isto, caso você veja algum sacerdote passando alimentos no corpo de alguém e deixando na natureza, não é recomendado que fique perto ou pegue os alimentos para evitar o recebimento dos males que estava naquela pessoa.

Quando você percebe que não foi passado nada no corpo de ninguém e que os alimentos, como por exemplos, frutas, estão bem limpinhas e organizadas, será que você pode pegar? A resposta é que depende! Quando uma pessoa quer pegar apenas para desafiar uma entidade ou desrespeitar, é totalmente inaceitável e pode resultar em punições pela espiritualidade, mas quando se trata de alguém com fome ou sede não há o menor problema, não haverá nenhum tipo de punição por se tratar da sobrevivência ou necessidade do indivíduo.

Existe muitos religiosos que ao ver alguém comendo ou bebendo a oferenda deixada na natureza acaba ficando com raiva, eu sempre oriento que não fique, porque a partir do momento que a oferenda foi colocada na natureza e oferecida, ela foi entregue e não nos pertence mais e sim, a entidade. O fato de uma pessoa com fome acabar comendo sua oferenda e você acabar flagrando esta cena, isto não anulará seu trabalho, porque ele já havia sido entregue ao espiritual e o que ficou foi apenas a parte material.

Uma certa vez uma criança me perguntou se o mendigo que bebe as bebidas e come alimentos deixados nas oferendas, se ele irá acabar sofrendo algum tipo de punição astral, e se foi de forma respeitosa porque sentia sede e fome, não haverá problema algum, isto é claro, do ponto de vista religioso. Deve ter muita cautela ao querer ingerir alimentos despachados, porque muita das vezes pelo tempo e o local onde foi colocado, pode conter bactérias, fungos, insetos, entre outros problemas. O ideal é higienizar, caso seja uma fruta, como uma maçã o ideal é lavá-la antes.

Lembro quando minha mãe estava grávida e estávamos chegando na cachoeira bem na hora que foi deixado uma cesta de frutas, quando minha mãe viu, acabou enchendo de desejo de comer maçã verde e a minha irmã na barriga dela se mexendo de um lado para outro, ela não aguentou, pegou uma maçã, pediu licença, lavou com a água da cachoeira e começou a comê-la. Não aconteceu nada de ruim com ela e minha irmã nasceu sem nenhuma complicação ou problema, o que nos leva a refletir que depende muito da maneira como a pessoa pega e se realmente precisa.

Mas vale um alerta! Nem todas oferendas ou despachos são para fins benéficos, e em razão desta, não recomendo que pegue nada quando visualizar que se trata de um trabalho para destruir ou fazer o mal contra alguém.

Você também pode adquirir conhecimentos sobre oferendas e despachos em um de nossos cursos voltados a este tipo de estudo, entre em contato com a equipe do site e verifique a disponibilidade.

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES

Open chat