sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img
InícioProjetosKimbanda para o mundo! 3 Anos de história na internet

Kimbanda para o mundo! 3 Anos de história na internet

image_pdfimage_print

Um dos maiores sites criador de conteúdos de Kimbanda da América completou 3 anos na internet no dia 3 de abril de 2024, venha conferir um pouco desta trajetória.

ONDE TUDO COMEÇOU

Foi exatamente no dia 3 de abril de 2021 que o professor de religião e cultura Eduardo Henrique (especialista em religiões de matrizes afro-brasileiras) teve a brilhante a ideia de juntamente com o Mestre de Kimbanda Alberto Junior e a Mestra Silvia Maya (diretores da Federação CCBA) se juntaram criando uma página no Facebook, Instagram e um site, onde costuma ser produzido conteúdos semanalmente para o público no geral e para assinantes sobre Kimbanda.

O pensamento veio após Eduardo analisar a internet e perceber que havia muita desinformação sobre Kimbanda, o mesmo afirma que boa parte dos conteúdos publicados em redes sociais ou em blog costumam ser por pessoas que nem se quer realmente praticam Kimbanda ou vivenciaram tais experiências, o que acaba resultando em graves problemas quando um leigo resolve seguir por completo o que um estranho, sem raízes resolve ensinar.
Na visão do Eduardo Henrique, é necessário que a desinformação seja combatida com informações claras de forma que respeite e não vá contra as tradições de Kimbanda, pois há certos ensinamentos que só podem ser revelados ou praticados após iniciação, vejamos o que foi publicado em sua rede social:

“Quando eu abro as redes sociais acho muitos kimbandeiros se voltando uns contra os outros, de forma explícita com ameaças e tratando isso como se fosse a essência da Kimbanda, mas a loucura e a confusão nunca foi!. Como se não bastasse, por um outro lado, encontramos sites e sacerdotes que tratam a Kimbanda como algo maléfico, um culto de magia negra, algo macabro e que foi feito para destruição. Isso não é a Kimbanda, o seu próprio nome está associado à cura, estas desinformações acabam criando uma imagem muito diferente do que realmente é a Kimbanda.
É notável que ninguém aprenderá tudo da noite para o dia e existe certas coisas que exige iniciação e vivência, mas o primeiro passo é a boa informação, conhecer o caminho e a sua filosofia antes de escolher se aventurar, esse é o propósito principal das nossas páginas.”

 

DE CURSO ONLINE PARA COMUNIDADE

Eduardo explica que no começo seria um curso de Kimbanda (Quimbanda) com alguns módulos, mas como a assinatura é vitalícia, estava sempre trazendo aulas novas, sendo quase impossível definir uma carga horária porque sempre lançava mais algo, sendo assim, deixou os conteúdos separados em categorias no site, como: histórias, banhos, defumações, rezas, goetia, entre outros temas. Porém todas as aulas em vídeo do curso continuam no site e após certo período se o membro do site achar que se encontra capacitado, poderá realizar um teste de conhecimento e receber um certificado digital pela Federação Internacional de Religiões, Culturas e Terapias Antigas. Mesmo após a emissão de certificado, o assinante continuará com acesso aquilo que comprou podendo se aventurar nos conteúdos novos que forem lançando.

O MOTIVO DE SER 100% ONLINE

A maioria dos conteúdos foram desenvolvidos com foco em pessoas leigas, pois a nossa missão não é exatamente com aqueles que já são iniciados e frequentam terreiros, e sim, os que moram em regiões de difíceis acessos e nunca tiveram a oportunidade de aprender. De forma online o único maior desafio é ter uma internet, porque não importa o horário ou local, tendo conexão conseguirá acessar o site normalmente, explica o professor Eduardo.

A Equipe do site nos relatou que o objetivo sempre foi tornar acessível para as pessoas, pois muitos trabalham e não sabe quando terá tempo disponível, outros não tem condições de viajar constantemente e online ajudou muitas pessoas.

Mestre Alberto contou que devido os compromissos do cotidiano com iniciações, trabalhos de magias, consultas oraculares, entre outros serviços, separar tempo para ensinar individualmente ou em grupo seria algo que não poderia acontecer sempre e de fato haveria limite de participantes, porém sendo online os vídeos e aulas ao vivo são transmitidas e a qualquer momento quem não conseguiu assistir poderá ter acesso a gravação, além da loja virtual facilitar que logo após a compra (inscrição), o serviço de assinatura é liberado automaticamente, podendo assim poupar tempo e direcioná-lo para o desenvolvimento de novos conteúdos.

ATÉ INSTAGRAM DE ESTUDOS SURGIU

Começou a surgir muitas pessoas que não eram leigas apenas em Kimbanda, era nítido que não entendia muito bem de informática e nem mesmo enviando vídeo de como acessar a conta no site havia pessoas que tinha uma tremenda dificuldade, para facilitar criamos um perfil privado no Instagram que seria uma adaptação dos conteúdos contidos no site, tornando o conhecimento acessível, simples e objetivo. Quando alguém se torna assinante recebe acesso ao site e poderá seguir o nosso perfil privado com uma vasta grade de conteúdos que costuma ser atualizado semanalmente, conclui o professor Eduardo.

Reparei que a maioria dos assinantes que quiseram participar dos estudos pelo Instagram, criaram uma conta voltada apenas para aprendizagens e gostam de interagir no perfil, no contador do Instagram aparece que há mais de 500 publicações no perfil o que mostra que não é pouca coisa, realmente são muitos conteúdos.

A plataforma passa muito mais do que aquela frase repetitiva de que “Exú é guardião” ou no final de ensinar um padê, há milhares de oferendas e estudos sobre diversas entidades.

Pode até ser aniversário de comemoração de mais um ano na internet, porém quem ganha presentes são os assinantes.

E que tal conhecer o site? Clique aqui.

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES