Você não precisa conviver com os desconfortáveis sintomas da TPM. Ansiedade, dores no corpo, tristeza, sensação de inchaço… Todos eles podem ser minimizados e até evitados: basta tomar alguns cuidados básicos. Veja quais
Texto • Camila Oliveira
Crises de ansiedade, inchaço, muita fome, pouca paciência e sensação de tristeza e fraqueza emocional. Esses são alguns dos sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, que assombra as mulheres todos os meses, durante, em média, seis dias.
Pesquisas afirmam que, em cada cinco mulheres, quatro sofrem com a TPM. E mesmo que muitas pessoas ainda vejam isso como um problema sem importância, esse período merece sim muita atenção.
Existem tratamentos com o uso de anticoncepcionais e até antidepressivos, indicados quando os sintomas são emocionais. Nos casos leves, o cuidado fica por conta de exercícios e uma alimentação equilibrada. Ou seja: aliviar os sintomas da TPM pode ser mais fácil do que você imagina. Confira algumas dicas para tirar de letra esses dias!
• Evite consumir alimentos com cafeína. Café, refrigerantes e chocolates são bons exemplos. Eles aumentam a ansiedade e a instabilidade emocional. Além disso, é bom reduzir a quantia de sal nos alimentos, para evitar a retenção de líquidos pelo corpo e a sensação de estar “inchada”.
• Pratique exercíos aeróbicos. Eles ajudam a reduzir as cólicas e liberam endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Mas atenção: toda a prática de exercícios deve ser moderada nesse período.
• Consuma alimentos com vitamina B6: arroz integral, aveia, batata e banana são adições superpositivas ao cardápio. Essa vitamina combate enjoo, nervosismo, dores de cabeça e irritabilidade.
• Beba muita água. Oito a 12 copos por dia são capazes de – por incrível que pareça – aliviar a retenção de líquidos no corpo.
• Aposte em sessões de acupuntura. Essa terapia pode controlar a ansiedade, deixá-la mais autoconfiante e aliviar outros sintomas da TPM. Yoga e meditação também são recomendadas!
Fonte: Triada.com.br