terça-feira, julho 23, 2024
spot_img

Exu Mirim

image_pdfimage_print

Cabalisticamente é conhecido pelo nome de Serguth.

Esta entidade se manifesta na forma de uma criança endiabrada, que adora pregar travessuras, misturando-se, até em festas ou trabalhos dedicados exclusivamente aos Ibejis (Erês), causando transtornos aos chefes de terreiros.

Gosta de ajudar as pessoas e tem grande influência sobre as crianças e mulheres. A sua atuação em trabalhos maléficos produz efeitos aterrorizantes, os quais nenhum outro Exu poderá desmanchar nem participar, pois, segundo a lei férrea da Quimbanda, eles são invulneráveis por serem considerados normais a traquinagens dos Exus Mirins. Somente eles próprios podem desmanchar, os seus trabalhos maléficos, aos quais consideram brincadeiras.

Uma das únicas maneiras de adoçar, amansar, ou abrandar a fúria dos Exus Mirins, é presenteá-los com doces, brinquedos, guaranás, entre outros, desta forma, anulando suas ações nefastas. Muito poderoso para “amarrações” sentimentais ou amorosas, possui dom da fala e da comunicação. Exu Mirim e a sua poderosa falange apreciam todas as guloseimas, principalmente as escuras. Em seus trabalhos gosta muito de guaraná, licores açucarados como oferenda para curiar.

PONTO CANTADO

🎶 Exu Mirim criança levada
Venha, venha brincar no congá 🎶
🎶 Venha sorrir e da gargalhadas
Venha cuidar desta casa e brincar. 🎶

🎶 Exu Mirim criança levada
Venha, venha brincar no congá 🎶
🎶 Venha sorrir e da gargalhadas
Venha cuidar desta casa e brincar. 🎶

Quando sair Exu Mirim
🎶
🎶Leve tudo que não é daqui
Volte sempre e cuide de mim🎶
🎶Pra que eu também possa sorrir

2° PONTO CANTADO

🎶 Mas na lua cheia o malvadinho chegou, que
garoto dos infernus, Exu Mirim é quem chegou..

PONTO RISCADO

OFERENDA

Elementos necessários:
Alguidar médio
Farinha de mandioca
Mel
Sete docinhos morenos
Guaraná
Sete velas vermelhas e pretas.

MODO DE PREPARO – lave o alguidar com um pouco de guaraná, ao secar, faça uma farofa um pouco úmida de farinha de mandioca e mel. Ponha sete docinhos por cima, leve para o assentamento ou para uma boca de mata ou pracinha de preferência onde crianças brincam. Ponha o alguidar no chão, despeje o guaraná em volta, fazendo seus pedidos ao Exu Mirim. Acenda as velas e ao terminar, saia sem olhar para trás.

SUGESTÕES DE LEITURA
+ AMOR E - ÓDIOspot_img

NOVIDADES